Seguidores

sábado, 4 de agosto de 2018

A ABOMINÁVEL MÁQUINA DA RESISTÊNCIA




Chegou o grande momento de conhecer o novo trabalho da banda THE GOOD GARDEN . O disco de título   A ABOMINÁVEL MÁQUINA DA RESISTÊNCIA tá pronto e já circula por algumas cidades do país. A repercussão vem sendo muito positiva, mas hoje vou dizer o que achei do projeto.

A primeira faixa conta com CABRA VÉI INXERIDO, nessa passagem sonora é possível conhecer a banda em estado puro, iniciando as sonoras com um manuseio de baquetas simulando um "click" , guitarra limpa com pegada rock rol raiz , contra-baixo dentro da escala desenhando a indentidade da banda. A letra trás o senso egocêntrico que lhes é peculiar nas composições.
O ASSASSINO JOÃO MALDADE mete o pé na porta e comunica uma mudança de comportamento no disco e nas referências musicais dos good garden boys. Mini-solos de guitarra, mini-solos de bateria,  o baixo deu a ordem de tempo e a brincadeira segue numa dinâmica quase sexual entre guitarra e bateria. João maldade é ficção? Que nada! uma realidade que assusta. Bela construção de letra.
O HOMEM MÁQUINA um verdadeiro hit. Hey hey ! " Eu não sou tão igual aqueles que andam por aí" essa música é o convite perfeito pra quem quer viver ou curtir a vida adoidado, com toda euforia gritada, nessa faixa percebemos a chegada da banda aos anos 90, também divide good garden em dois. O texto é o egocentrismo habitual mas, os instrumentos são inquietos e depois de umas xícaras de cafe, da vontade...de quebrar alguma coisa.
COTIDIANO é um grito de socorro do trabalhador comum, narrado por georgiano de Castro, o texto salta sem compromisso nenhum com a poesia e cospe fora a indignação social embalada por muito rock, muitos solos de guitarra e por fim declama todo seu amor pelo rock n roll.
DISCURSO PRÓ CARETICE e seu dilema, acabar com o mais do mesmo musical? Acabar com o pecado? Acabar com o estado? Bem... Essas são algumas das indagações do pensador georgiano de Castro, e reclamadas por Cícero Alexandre que transou bem esse momento ideológico. Numa dessas de anarquismo o estado que se foda e leve todos aqueles que vivem de suga-lo. Os gritos dos vocais dizem o tamanho do problema, mas ter de quem reclamar causa algum prazer, vai saber.
HETERO SEXUALIDADE ENTRE BATMAN E ROBIN  trás em evidência o nosense total nosso de cada dia. O humor ácido é presente na história  dos caras e de quebra mostra a paixão pelos quadrinhos. Se segue uma guitarra distorcida á gosto, mas nada chama mais atenção do que os vocais afeminados. Essa música fala de amor...amor pelo humor.
ROCK DO FUSCÃO outra variante dentre todas as várias variáveis da banda: Rockabilly curto e sincero, pra dançar á vontade. Liberdade pra solar é tudo que o guitarrista sonha e nesse fuscão aqui tem espaço pra brincar como quiser, num vareio rítmico o lance é acelerar e bailar sem caretice.
SO VALE A PENA SE FOR ASSIM rock sujo tomou a frente nesse disco esquizofrênico da good garden, impossível de rotular, desprendimento de toda característica musical. O baixo dessa banda nunca foi tão anos 70 , nunca foi tão nebuloso. Essa música grotesca, super agressiva tem seu lado doce em seu backing vocal especial que contou com CAROL WILSON E CAROLINE LUCIANA filha do compositor dessa música cicero Alexandre. Mais uma vez o desejo pelo álcool e por conquistas amorosas surge numa canção que trouxe de forma pretensiosa o lado desconhecido e assustador desse disco.
PREFEITO JOSEPH WALTER, this is grunge? SIM! Uma música que representa toda a mudança  causada pela influência do guitarrista Wellington lobo. Os caras visitaram um território até pouco tempo atrás impossível. Surpreendente ver como isso tudo foi assimilado, ninguém, nenhum dos 3 respeitam qualquer conceito. Totalmente inusitado, ponto de ebulição nos shows, essa também é minha faixa preferida nesse álbum dinâmico e escroto. A letra aborda a vida de um mané descompensado que não tem vida própria, mas que se dane qualquer problema existencial, essa é a música que o baterista passou a vida esperando pra tocar e depois que toca se toca que suou sangue.
CHUVA NAS COIVARAS nasceu pra confundir e causar, surf music? Brega? O lance é que a letra libididinosa foi construída num passeio de guitarras  e com linguagem regional pra bom entendedor, foi uma verdadeira missão impossível para o vocal de Wellington lobo que saiu de sua zona de conforto para conduzir bem a música.

Esse disco foi feito com coragem e humildade de quem se abre para outras descobertas. Quem viu e ouviu THE GOOD GARDEN antes desse trabalho, guardem o registro, pois a banda tomou outro rumo. E parece que essa máquina também não tem freio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário